Carnaval 2018 Informe Saúde – Secretaria Municipal de Saúde e Samu

No meio da multidão que toma conta das ruas durante o Carnaval, pode acontecer de tudo, mas os principais acidentes estão relacionados à má alimentação e à desidratação, segundo a enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de São João dos Patos Ana Paula Pavan.

A enfermeira do Samu reforça a importância de se alimentar adequadamente antes de cair na folia, principalmente se o indivíduo pretende ingerir bebidas alcoólicas. Também é importante se hidratar durante o dia, já que o sol forte pode causar desconfortos e até mesmo desmaios.

Nossos profissionais estão habilitados em Primeiros Socorros e aptos a realizar manobras que impliquem riscos à vida dos pacientes.

A principal recomendação é de que busque socorro imediatamente. O Samu 192 estará de prontidão para atender a população durante toda a festa. “Se a pessoa estiver desmaiada, você vai tentar chamá-la, verificar se ela está responsiva ao chamado e iniciar as manobras. Se você não tiver conhecimento técnico, é melhor não tentar nada e aguardar o socorro”, explica Ana Paula.

O Samu estará de prontidão durante todo o Carnaval com a ambulância no local onde vai acontecer a festa na Praça de Eventos JÚLIO CÉSAR MACEDO COSTA na Avenida Presidente Médici. A Secretaria Municipal de Saúde através da secretária Sanymara Evangelista e sua equipe tem nos dado todo apoio necessário para atender toda a população que desse serviço precisar, estamos com a ambulância estruturada com os materiais e medicamentos necessários para fazer um atendimento adequado para toda população. Contamos indispensavelmente com nossa Central de Regulação Médica localizada na cidade de Tuntum e coordenada pelo Enfermeiro Rosemir F. Diniz e também composta por Médico Regulador (Profissional Médico), TARM (Telefonista Auxiliar de Médico Regulador) e RO (Rádio Operador). Ana Paula ainda reforça que, mesmo com o esquema montado para atender a festa de rua, o serviço continuará servindo às demandas da população em geral com toda segurança.

Ana Paula Pavan – Enfermeira Samu São João dos Patos-MA

Prefeita: Gilvana Evangelista
Secretária de Saúde: Sanny Mara Evangelista
Governo Participativo / São João dos Patos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *