Prefeitura Municipal de São João dos Patos-Governo Participativo realiza o Lançamento dos Programas Novo Mais Educação e Mais Alfabetização

A Prefeitura Municipal de São João dos Patos-Governo Participativo, através da Secretaria Municipal de Educação realizou no dia 15 de agosto de 2018, o Lançamento dos Programas Novo Mais Educação e Mais Alfabetização.

Programa Novo Mais Educação

O Programa Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial n.º 17/2007 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral. Visa fomentar, por meio de sensibilização, incentivo e apoio, projetos ou ações de articulação de políticas sociais e implementação de ações sócio- educativas oferecidas gratuitamente a crianças, adolescentes e jovens.

Em 2017 passou a ser denominado, Programa Novo Mais Educação. Foi adaptado às condições de contra turno e visa corrigir distorções de aprendizagem em todos os anos do ensino fundamental. O reforço escolar é feito pelos monitores selecionados mediante currículo e com aptidão para trabalhar em Língua Portuguesa, Matemática e atividades esportivas atendendo aos alunos com mais dificuldades.

O município de São João dos Patos atendeu 2.482 alunos distribuídos em 09 escolas da zona urbana e 07 escolas na zona rural através de oficinas que contemplam diferentes atividades desenvolvidas por aproximadamente 55 monitores dentre elas:

• Acompanhamento Pedagógico;
  • Esporte e Lazer.
  • Alfabetização de leitura e escrita e alfabetização matemática.

Programa Mais Alfabetização

O Programa Mais Alfabetização, instituído pelo Ministério da Educação (MEC) pela Portaria Nº 142/2018, tem como objetivo fortalecer e apoiar técnica e financeiramente as unidades escolares no processo de alfabetização de estudantes regularmente matriculados nos dois primeiros anos do ensino fundamental.

O apoio técnico é realizado por meio da seleção de um assistente de alfabetização, a cargo das secretarias de educação, por um período de cinco ou dez horas semanais, para cada turma de 1º e 2º anos. O assistente deve auxiliar o trabalho do professor alfabetizador, conforme seu planejamento, para fins de aquisição de competências de leitura, escrita e matemática por parte dos estudantes. Os profissionais contam, ainda, com avaliações diagnósticas e formativas, disponibilizadas no sistema de monitoramento, a serem aplicadas aos estudantes em períodos específicos, com o objetivo de monitorar o desenvolvimento da aprendizagem nos dois primeiros anos do ensino fundamental. Já o apoio financeiro às escolas se dá por meio da cobertura de despesas de custeio via Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Estiveram presentes na solenidade alunos da Rede Municipal de Ensino, Diretores, Professores, Coordenadores, Mediadores de Aprendizagem, Assistentes de Alfabetização, Equipe Técnica da Secretaria de Educação, a Secretária de Educação, Sheila Cristina Ribeiro Ferreira, a Secretária da Pessoa com Deficiência, Karol Santana, a Secretária de Assistência Social, Simone Vilanova, a vereadora Bidu Santana, representando a prefeita Gilvana Evangelista, o vereador Márcio do Kizoeira, a vereadora Ana Paula Pavan e a equipe de Assessoria de Comunicação da Prefeitura.

Prefeitura Municipal / Governo participativo

Secretária Municipal de Educação:  Sheila Cristina