Prefeitura Municipal realiza 1º Seminário sobre Política da Pessoa Idosa

A Prefeitura Municipal de São João dos Patos-Governo Participativo, através da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou no dia 06 de agosto de 2018 o 1º Seminário Sobre Política da Pessoa Idosa. Evento que aconteceu no Auditório do Hotel Estrela Dalva.

Segundo a  LEI Nº 8.842, DE 4 DE JANEIRO DE 1994.  

CAPÍTULO I
Da Finalidade

Art. 1º A política nacional do idoso tem por objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

 Art. 2º Considera-se idoso, para os efeitos desta lei, a pessoa maior de sessenta anos de idade. 

O Seminário é uma ferramenta de discussão da politica do idoso, o que abrange todas as áreas favorecendo a efetivação desses direitos na prática a nível de município. Precisamos nos unir para trazer benefícios à nossa população idosa, que embora esteja sendo assistida pelos órgãos municipais ainda ha situações onde é identificada a violação de direitos por parte de algumas famílias.

Seguindo essas diretrizes foram discutidos temas como: Registro Civil de Nascimento (RCN)- Órgãos de Controle Social – Rede de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa – Oficina para Construção a Rede – Violência contra a Pessoa Idosa – Estudo de Caso (Identificação dos Casos de Violência no Município e as formas de Denúncias).

O Evento contou com a presença da prefeita Gilvana Evangelista de Souza, da secretária de Asistência Social Simone Vilanova, secretária Municipal de Saúde Sanny Mara Evangelista, secretária de Educação Sheila Cristina, Coordenadores, profissionais responsáveis pelas políticas para o Idoso no município, Ten. Cel. Emerson Bezerra, Comandante do 35ºBMP/MA,   Sra. Déborah Jatahy – Coordenadora de Promoção da Política da Pessoa Idosa (SEDIHPOP) e a Sra. Isabel Lopizic – Coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa. (DEP/CIAPVI) além do público presente.

Prefeita: Gilvana Evangelista 
Secretária de Assistência Social: Simone Vilanova
Assessoria de Comunicação/Governo Participativo 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *