Prefeitura Municipal realiza Projeto em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de DOWN

A prefeitura municipal de são João dos patos, através da articulação das Secretarias da Pessoa com Deficiência, SEMUS, SEMED, Assistência Social e parceria da APAE, realizaram na manhã do dia 21 de março do corrente ano, na sede do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos –adolescentes e idosos, o projeto cromossomo do amor, projeto esse planejado e executado em alusão ao dia internacional da Síndrome de DOWN.

A Síndrome de DOWN não é uma doença, mas sim uma mutação do material genético humano, presente em todas as raças. os motivos para a ocorrência da Síndrome de DOWN ainda são desconhecidos, mas o que se sabe é que começa na gestação, quando as células do embrião são formadas com 47 cromossomos, sendo que o normal seriam 46 cromossomos.

O projeto cromossomo do amor, teve como público-alvo não apenas as pessoas com Síndrome de DOWN, mas também suas famílias e todo público da APAE, tendo como processo metodológico utilizado : acolhida, oficinas de artesanato, aulas de dança, lazer na piscina, book fotográfico, dentre outros. como também, técnicas de relaxamento e momentos de reflexão e partilhamento de vivencias.

A Prefeita Gilvana Evangelista, acredita que ações continuas realizadas através de rede de atenção para pessoas com deficiência e suas famílias, são capazes de prevenir o rompimento e/ou fragilização dos vínculos familiares e comunitários, trabalhando assim na perspectiva da inclusão social, autonomia, e fortalecimentos de vínculos.

Cumpre-se ressaltar que o respectivo projeto está em consonância com os princípios legais e constitucionais através da política nacional de assistência social, onde podemos grifar a proteção social básica na perspectiva do trabalho social realizado individual ou em grupos. somado a lei brasileira de inclusão (estatuto da pessoa com deficiência), dentre outros.

Sec. da Pessoa com Deficiência: Anna Karolliny de Santana Carvalho
Prefeita Municipal: Gilvana Evangelista de Souza