Secretaria de Políticas para Mulheres lança Campanha Educativa

A Prefeitura Municipal de São João dos Patos através da Secretaria Municipal de Políticas para as mulheres e juntamente com o Governo do Estado promoveram  o lançamento da campanha do mês de junho que tem como tema : Pai Francisco deu a Catirina o que ela mais desejou:  o respeito. Evento este realizado neste dia 27 de junho na Escola 31 de Março em São João dos Patos-MA.

Governo Participativo

O São João é uma festa democrática, envolve pessoas de várias gerações e classes sociais. O auto do Bumba-meu-boi conta a história de Pai Francisco, um escravo que, para saciar o desejo de sua esposa grávida, a Catirina, por uma língua de boi, mata o gado de estimação do senhor da fazenda.  Percebendo a morte do boi, o senhor convoca pajés e curandeiras para ressuscitar o animal.  O boi volta à vida e a comunidade festeja.  Essa história é um retrato das relações sociais e econômicas vigentes naquela região no período colonial.

O Objetivo: Romper com a cultura machista e a educação desigual imposta a meninas e meninos.

• Sensibilizar para a igualdade de gênero
    • Por uma sociedade que respeite as Catirinas
    • Por uma sociedade com Pais Franciscos menos machistas e menos detentores do poder sobre a vida e o corpo das Catirinas!
    • sensibilizar a sociedade em geral sobre a importância de prevenir e denunciar todas as formas de violência e violação dos direitos das mulheres, no período dos festejos juninos.

Secretária de Políticas para Mulheres: Juma Sousa
Governo Participativo / São João dos Patos