SEMAG realiza Palestra sobre o cultivo do arroz e seus benefícios

A Prefeitura Municipal de São João dos Patos, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, realizou na manhã desta terça-feira dia 19 de setembro no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São João dos Patos, uma Palestra sobre o Cultivo do Arroz e seus benefícios.

O arroz é considerado o produto de maior importância econômica em muitos países em desenvolvimento, constituindo-se alimento básico para cerca de 2,4 bilhões de pessoas. É uma cultura que apresenta grande capacidade de se adaptar a diferentes condições de solo e clima. Cultivado e consumido em todos os continentes, o arroz se destaca pela produção e área de cultivo, desempenhando papel estratégico tanto em nível econômico quanto social para os povos das nações mais populosas da Ásia, África e América Latina. Comparado com as demais culturas, o arroz se destaca em segundo lugar em extensão de área cultivada e é superado apenas pelo trigo.

O consumo de arroz pela população mundial é um hábito inquestionável e dificilmente sofrerá substituição. O arroz é cultivado em todos os continentes, por cerca de 120 países. O Brasil é o nono produtor mundial, o arroz é cultivado em todas as regiões, sob diversos ecossistemas, tanto em terras altas como em várzeas. A produção e a produtividade aumentaram nos últimos anos.

A produção de arroz no Maranhão atinge 517,8 mil toneladas, de acordo com a estimativa de produção da Conab no seu 4º Acompanhamento da Safra 2015/2016. Ocorreu aproximadamente 26% de redução quando comparada com a safra 2003/04. A explicação dessa situação se deve à diminuição da área plantada (27%) e da produtividade (2,94%). Com relação à produtividade, observa-se que a oscilação nos últimos anos se deve aos sistemas de plantio, das diferenças tecnológicas e dos problemas agrometeorológicos.

Estiveram presentes a Vice-Prefeita Rilda Lucia representando a Prefeita Gilvana Evangelista, o Secretario de Agricultura Domingos Coelho, do Assessor Especial da Sagrima Messias Nicodemos, agricultores, vereadores, e a população em geral.

Governo Participativo

Sec. de Agricultura e Abastecimento: Domingos Coelho