SEMUS promove o DIA D de vacinação e reforça a campanha contra a gripe

A prefeitura municipal de São João dos Patos através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu neste sábado 13 de maio o DIA D (dia de vacinação contra a gripe) dia este que faz parte da campanha que vai até o dia 26 de maio. Seguindo o cronograma de vacinas de 15 a 19 de maio serão os professores e de 22 a 26 todos os grupos. Hoje o atendimento foi das 8h as 17h em todas as unidades básicas de saúde de São João dos Patos.

“É fundamental que a população-alvo compareça as unidades de saúde mais próxima para se vacinarem e se proteger antes da chegada do período de maior circulação dos vírus”, afirmou a coordenadora da Atenção Básica Ticiane Lima. A vacina protege contra os três subtipos do vírus recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Ticiane ainda ressaltou que a vacina demora, pelo menos, 15 dias para fazer efeito, por isso a importância de se vacinar o quanto antes para não ter contato com o vírus.

Público-alvo

Desde o dia 17 de abril, a vacina contra a gripe está disponível nos postos de vacinação para crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores que são a novidade deste ano.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

Prevenção

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Secretária Municipal de Saúde: Sanny Mara Evangelista de Sousa

Coordenadora da Atenção básica: Ticiane Lima