SEMUS realiza a 1ª Capacitação em Saúde Mental Pela Valorização da Vida

A Prefeitura Municipal de São João dos Patos através da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS e do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, realizou nesta terça-feira 19 de setembro no auditório do Hotel Estrela D`alva, a 1ª Capacitação em Saúde Mental Pela Valorização da Vida. A finalidade do curso foi capacitar os profissionais da rede quanto à proposta da Atenção Psicossocial.

Um problema de saúde pública que vive atualmente a situação do tabu e do aumento de suas vítimas é o suicídio. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.

A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta.

Foram feitas parcerias com as Secretarias Municipais, Redes Municipal, Estadual e Federal de Ensino, Conselho Municipal de Saúde, Sindicatos, Igrejas, Rotary Club e o Exército Brasileiro.

A capacitação é o começo do projeto pela valorização da vida o qual seguirá por mais duas etapas:

• Educação continuada nas escolas
  • Enceramento na praça do Farol, dia 29 de setembro  onde contamos com a presença todos.

Governo Participativo

Prefeita: Gilvana Evangelista