SMAS realiza o lançamento do Programa Criança Feliz

A Prefeitura Municipal de São João dos Patos através da Secretaria Municipal de Assistência Social lançou na tarde da última sexta-feira dia 22/09 de 2017 no auditório do Hotel Estrela Dalva o Programa Criança Feliz. Programa este inédito a nível federal, tendo como objetivos: promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento  integral da primeira infância, como também acompanhar a gestante e a família na preparação para o nascimento do novo componente familiar.

Tendo como público prioritário gestantes, crianças de até 3 anos e suas famílias beneficiarias do Programa Bolsa Família, crianças de até 6 anos e suas famílias beneficiarias do Benefício de Prestação Continuada e crianças de até 6 anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida protetiva prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Cumpre-se ressaltar que esse Programa será realizado através de visitas domiciliares realizadas mensalmente (para as gestantes), semanal (famílias com crianças, com ou sem deficiência de 0 a 24 meses), quinzenalmente (para as famílias com crianças com ou sem deficiência de 24 a 36 meses). Em nosso município será atendido 150 famílias através de 5 visitadoras da qual foram apresentadas pela secretária Simone Vilanova para o público presente.

O Programa Criança Feliz terá ação intersetorial e integrada das políticas voltadas para as crianças através do fortalecimento das redes de proteção e cuidados existentes em nosso município. Será executado por equipe capacitada, através do Centro de Referência de Assistência Social -CRAS, integrando assim as ações que compõem a proteção social básica.

Estiverem presente do lançamento do programa supracitado a vice-prefeita Rilda Lucia, a secretária de Educação Sheila, Maria Alice secretária da Fazenda, Elziane Miranda secretária de esporte lazer e juventude, Jardel Miranda superintendente de articulação política do estado do Maranhão, como também representantes do Clube de Mães, Instituto Federal do Maranhão, Rotary Clube,  Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Conselho Municipal e Assistência Social, representantes de Igrejas e templos religiosos dentre outros.

A secretaria Simone Vilanova apresentou de forma didática o programa para o público presente, grifou a parceria com a saúde, educação e demais órgãos, como também agradeceu o empenho do executivo e legislativo municipal para que Programa Criança Feliz fosse executado.

Governo Participativo

Secretária de Assistência Social:  Simone Vilanova