Notícias

A Prefeitura de São João dos Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou testes de Calazar no povoado Bom Jesus

Prefeitura de São João dos Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza testes de calazar em cães, na zona rural do município

 

A Prefeitura de São João dos Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, está realizando testes rápido para calazar na zona rural do município.

Márcio do Kizoeira, Secretário de Saúde, explica finalidade da iniciativa: “Nosso objetivo é fortalecer as ações de controle da doença pois, quanto mais rápido diagnosticar, mais será evitado o contágio aos humanos”.

O calazar se não tratado em animais gera a leishmaniose nas pessoas e a Semus atua nas duas vertentes, tanto nas ações de testes em cachorros, quanto na capacitação da rede para atender pacientes que contraíram a doença. “Temos desenvolvidos diversas atividades para melhorar o tratamento de quem tem a doença, diminuir o tempo de espera para o diagnóstico e consequentemente baixar os índices na região”, explica o secretário de Saúde. De acordo com ele, os médicos da Atenção Básica e da Urgência e Emergência passam por constantes treinamentos e palestras com especialistas da área, para prestar serviços à comunidade.

Forma de Transmissão:

Calazar é uma doença epidemiológica causada por um protozoário do gênero Leishmania. A transmissão deste protozoário ocorre através da picada por um inseto vetor, que transporta ele e ao picar o cachorro, o homem ou outro animal, deposita esse protozoário e infecta com a doença.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content